Experiência de um empresário júnior

Para os que não sabiam, desde 2011.1 (quando entrei na UFSC) eu participava de uma empresa júnior, no caso a C2E (EJ de elétrica da UFSC). Primeiro como trainee, depois como assessor, diretor administrativo e agora, antes de sair, voltei a ser assessor. Com certeza foi uma experiência que eu não esperava quando entrei na universidade.

Quando você está no ensino médio, estudando para os vestibulares, normalmente se foca no prestígio acadêmico que a universidade tem (“Ah, a UFSC é uma dos melhores do país” e coisas do tipo). Sendo assim, antes de passar, você já está visando os laboratórios disponíveis do seu curso. Porém, quando entrei apareceu a oportunidade da C2E e na época pensei “Por que não?”.

Coisas sutis que matéria nenhuma do curso te ensinará, uma EJ te ensinará e inspirará. Aprenderá a melhorar seus comportamentos como líder, empreendedor, responsável, organizado, gerente, companheiro e por aí vai. Quando comecei, eu era meio desorganizado (e confesso que ainda sou, porém menos) e não sabia dar prioridade as coisas certas, mas após participar de alguns processos e consultorias você acaba por aprender, nem que seja “na marra”. Gerenciar equipes então, jamais, e na C2E eu desenvolvi isso. Liderança e empreendedorismo estavam adormecidos em mim e acabaram despertando novamente.

O mais importante, porém, é a visão que o movimento deixa. A visão de empreendedor, uma visão de futuro. Muita gente da graduação não a possui, só pensa em fazer um concurso ou entrar numa empresa qualquer que pague bem e então “a vida tá feita”. Eu, hoje, não consigo pensar em fazer isso, e caso faça, seria temporariamente, só para acumular patrimônio e investir em algo criado por mim.

Se tiver a oportunidade de entrar numa EJ (nem todos cursos possuem uma), tente! É uma experiência que marcará sua passagem por uma universidade e você obterá conhecimento que, durante todas suas aulas, você não obterá. Afinal, você está na universidade para aprender, logo aproveite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s