Criando um “Buffer” para suas redes sociais

buffer-logo

Para os que não sabem, eu leio muitos artigos via RSS (pelo Feedly atualmente) e as vezes acho interessante compartilhar algumas coisas com meus seguidores do Facebook e Twitter. O problema é que não dá para ficar postando tudo que leio ao mesmo tempo, se não a timeline do pessoal ficaria lotada (ou tavez nem apareceriam os posts). É aí que entra o Buffer.

Esse web app permite que você compartilhe as coisas na medida certa, em horários pré-agendados. Ele meio que joga os posts que você selecionou numa fila (estilo de um buffer de computação) e envia para seus perfis sociais aos poucos. Para guardar os itens desejados existem vários meios. No meu caso estou usando a extensão para Google Chrome, o Feedly para iPad e o Pocket (que merece um post a parte também), mas existem muitas outras formas disponíveis.

No caso da extensão para seu navegador (tem para Firefox e Safari também), ele colocará nas redes sociais um botão extra ao lado do “Enviar”, chamado Buffer, além de um botão ao lado da barra de endereços. Assim ele já armazenará no Buffer e postará os itens aos poucos. Mais fácil que isso não existe.

Funcionamento do Buffer em qualquer site

Funcionamento do Buffer em qualquer site

Funcionamento do Buffer no Twitter.com

Funcionamento do Buffer no Twitter.com

Funcionamento do Buffer no Facebook.com

Funcionamento do Buffer no Facebook.com

Além disso, ele integra uma ferramenta para você analisar o que está sendo mais visto, compartilhado, curtido e por aí vai. Algo que os encurtadores de URL fazem, porém já está integrado nele.

Antes do Buffer eu utilizava o HootSuite para agendar e analisar a recepção dos meus compartilhamentos, porém é como se eu usasse uma bazuca para matar uma formiga. No caso o HootSuite é um mais completo no geral, principalmente se você pagar para ter outros recursos extras, mas para o que eu queria o Buffer consegue realizar muito bem a tarefa.

Deixe um comentário

