Assinaturas de e-mail: usando o Unroll.me para organizá-las

Existem duas coisas que me deixam muito puto irritado no meu e-mail. A primeira, e mais óbvia é o spam, que pode vir de várias fontes, sendo vezes minha culpa e vezes não. Porém esses e-mails o filtro do Gmail, pelo menos até o presente momento, elimina de maneira adequada. A segunda são as assinaturas de e-mail, que as vezes brotam na minha caixa de entrada e eu nem sei de onde vieram.

Muitas são quando você cria uma conta num serviço e existe uma caixinha lá “I want to subscribe to %nameofservice% newsletter”. Não, eu não queria ter me inscrito nisso e se eu tivesse notado ela (normalmente essa eu não noto por estarem em fontes de 8px) eu teria “deschecado” ela. O problema é que não é uma ou outra, são diversas e não tenho tempo para ficar me desinscrevendo de cada uma. Isso sem contar as que vem de outras maneiras. Então deixei assim por um bom tempo, porém o dia em que elas sumiriam da minha caixa de entrada chegou há duas semanas atrás.

Unroll.me logo

O serviço se chama Unroll.me e ele faz um trabalho até melhor do que eu procurava. O teste que realizei foi com o Gmail, pedindo apenas uma autorização para uso da Google Account, porém deve funcionar bem com outros serviços (Hotmail e Yahoo também parecem seguir o mesmo esquema). Na primeira utilização ele checará sua atual inbox (isso pode demorar) e já colocará tudo num tal de Rollup. Ali você poderá configurar o que você não quer mais (unsubscribe) e o que você quer que vá para a Inbox obrigatoriamente.

Interface principal Unroll.me

O tal de Rollup é o algo a mais dele. Eu, por exemplo, tenho inscrições nos sites de cinema da cidade e em uns grupos de e-mails não tão relevantes, mas as vezes não gostaria que esses e-mails caiassem direto na inbox, afinal, no mesmo lugar caem e-mails de clientes, dos diretores da empresa e por aí vai, mas também não quero me desinscrever deles pois eles tem alguma utilidade. O Rollup permite que as newsletters que estiverem nele (normalmente as sem urgência) venham num e-mail só, não lotando sua caixa com milhões de e-mails. Na imagem é possível ver que ele separa tudo por categoria e acaba sendo bem organizado. Além disso ele permite que você possa configurar o período em que será enviado, permitindo programar o melhor horário para recebê-lo.

Para fazer essa mágica, ele checa sua caixa de entrada a cada x minutos via IMAP. Por isso as vezes ao entrar no seu e-mail terá um e-mail não desejado e, de repente, ele sumirá. Isso é algo normal. Sabendo disso e terminando as configurações agora é só esperar chegar o e-mail do rollup. Chequem o que chegou aqui hoje de manhã:

Algo útil para quem quer se desinscrever de várias newsletters e quer se organizar melhor com outras. Estou usando, como dito, há duas semanas e ao menos minha inbox não está mais tão entulhada como antigamente.

PS.: pelo que o @ArthurMarino disse o serviço ainda não está funcionando para nada fora do Gmail, Google Apps, Yahoo e Hotmail. Pena.

4 opiniões sobre “Assinaturas de e-mail: usando o Unroll.me para organizá-las

  1. Interessante. 😉

    Mas o serviço ainda não está disponível para o Outlook. Certamente testarei quando liberarem.

      • Em “Other” ele diz que o serviço ainda não está disponível e que me comunicará via email quando estiver. 😉

Deixe um comentário

